22 de janeiro de 2013

Encontros e trocas artísticas entre Fanfalhaça, Kalahary e convidados

Neste fim de semana (19 e 20 de janeiro), aconteceu um encontro cênico entre o circo e o teatro de rua através dos artistas/grupos:

O intercâmbio aconteceu na cidade de Dores do Indaiá, MG. Esta é a região onde o Kalahary Circus estava circulando e, por coincidência, uma região onde desenvolvemos projetos culturais desde 2011. Assim, surgiu a oportunidade de convidar o grupo de teatro de Dores (criado após o projeto), além de outros parceiros: Cia O Salto e Frei Xico. Na próxima postagem, apresentamos a trajetória de cada grupo convidado.

Chegamos em Dores no sábado, dia 19. Logo após o almoço, a turma do Sapere Arte chegou com toda disposição! Fomos então ao circo, onde tivemos uma conversa com o palhaço Cherozinho sobre circo, palhaço, histórias de vida, questões políticas e econômicas e nossa proposta de trabalho. Avaliamos que o cortejo seria uma boa proposta, pois a chuva do  tinha atrapalhado a presença do público no dia anterior. 

Após combinados e trocas de roupa no circo...


... ganhamos as ruas da cidade!!!


O cortejo saiu do circo em direção a praça central, com muita música e interação com os moradores presentes. Os palhaços coloriram as ruas, anunciando o espetáculo da noite:  

"Hoje tem espetáculo?    
Tem sim senhor!"

  Apesar do calor e do comércio fechado, conseguimos uma sintonia alegre e "desajustada" que contagiou a todos(as) que passavam pelas ruas. 


Carros pararam, crianças acenaram, moças e moços aparaceram nas janelas... Scarllety, artista do circo, distribuiu bônus com descontos para a entrada no circo. No final, o palhaço Cheroso soltou foguetes, literalmente. E foi só terminar, pra a chuva cair... Ainda bem que ganhamos uma carona providencial!



De noite, após ensaios e novas combinações com Cherozinho, participamos da abertura do espetáculo circense com um número poético e musical:

"Somos palhaços, guardiões atrapalhados e tolos 
de um tesouro que já é de todos..."


A cena ficou bonita! A experiência de atuar no picadeiro é nova e instigante... 
Com os aplausos do público, confirmamos nosso encontros e trocas artísticas.


Ficamos hospedados na escola da APAE, que nos acolheu com muita generosidade e que por sorte está localizada bem ao lado do terreno do circo. O local também contribuiu para intercâmbios entre os convidados. Imagina ouvir músicas autorais/artesanais e da nossa cultura popular, cantadas pela voz da experiência (Frei Xico)? Ah, que beleza!...


De manhã, saímos novamente às ruas. Desta vez, acertamos mais ainda os ponteiros e as bússolas para encontrar com o respeitável público. Na saída da missa e perto da feira, lá estavam mais de 60 pessoas, que nos ouviram com atenção e emoção. Deu para experimentar cenas, misturar artistas de grupos diferentes e até improvisar fundo musical!




Também conversamos com Cherozinho, que sugeriu cenas e gag´s. Nós compartilhamos informações sobre gestão cultural e poemas sobre palhaço.


Na hora do almoço, nos distribuímos em trios e duplas para almoçar nos trailers junto com as famílias circenses. Conhecemos um pouco mais a história, os momentos e as visões de vida da Mafalda (matriarca da família); seus filhos Cherozinho, Márcia, Claúdio, Andrei; os netos Landro Luciano, Scarllety, Karol, Yasmim (filhas do Cherozinho); as esposas do Cherozinho e do Cláudio; e os agregados a cozinheira, o Caçapa, o malabarista e sua esposa... 

Depois, apresentamos na matinê e no espetáculo da noite. O convite da manhã se espalhou, o tempo colaborou e o público compareceu!  



No dia seguinte, despedidas, trocas de contatos e planos para nos re-encontrarmos 
nas belas estradas da vida... Até a próxima!


Viva o teatro, viva o circo, viva o povo brasileiro!
Viva eu, viva tu, viva o rabo do tatu!

Esta ação faz parte do projeto "Fanfalhaça de Circo em Circo" que consiste na realização de intervenções itinerantes em espaços públicos (convocatória de público) em parceira com circos de tradição familiar integrantes da rede de Apoio ao Circo. No período de maio de 2012 a janeiro de 2013, foram visitados os circos: Circo do Palhaço Lingueta, Circo Aloma (Olimpíada Circense), Willian Circus, Fantástico Circo Show e Kalahary Circo. 




Leia também a postagem de Frei Xico sobre este encontro: